segunda-feira, 2 de agosto de 2010

#Eleições2010 - Manipulação de gráficos, reporcagem

Comecei, então, minha vida de mestrando paulistano... Almocei e no caminho para o ponto de ônibus recebi um jornal, um "Metro Magazine", um jornal de circulação gratuita.
Na página 04 do mesmo encontro uma reportagem falando das multas que o TSE aplicou para alguns políticos... O interessante era um gráfico de meia página para ilustrar a situação...


Manipulação nos gráficos
Queria saber qual a lógica do tamanho de cada barra... É pelo número de multas? Pois se fosse Índio da Costa deveria estar com uma barra tão grande quanto a de Lula. É pelos valores das multas? Então Lula deveria estar em primeiro. É algum coeficiente maluco não explicado? Ou é simplesmente um artifício mesquinho para ilustrar que o PT é puro crime, enquanto o PSDB é pouquinho crime?

2 comentários:

  1. É aquele velho mecanismo usado pela grande mídia e que, ironicamente, a Folha uma vez explicitou (irônico porque a mesma utiliza sempre do expediente que supostamente atacava): como dizer mentiras apenas dizendo verdades... e ah, o Serra levou a 5ª e a 6ª multa também.. gráfico velho... haha

    ResponderExcluir
  2. Putz, dá pra ver a integridade da notícia e do jornal. E é claro, essa informação passa dispercebida facilmente. Simplesmente ridículo.

    ResponderExcluir