segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ficha Limpa valendo. E ai!?

Quem passou por aqui nas eleições de 2010 viu meu entusiasmo em tentar fazer uma campanha contra a Lei da Ficha Limpa (http://bit.ly/PalpFichaLimpa). Não deu certo e o "bom-mocismo" venceu.

Minha grande preocupação era que o direito (e a direita) tomasse conta das eleições e que toda a ala esquerda fosse barrada. Aconteceu em 2010 (veja aqui) e aparentemente ainda não aconteceu esse ano, mas é possível que ainda aconteça.

Mas algo já aconteceu, até o momento 317 candidatos a prefeito foram barrados pela justiça e o interessante é que os partidos com o maior número de candidatos barrados são os grandalhões. PSDB e PMDB lideram a lista.


Dá para entender que são os partidos com o maior número de candidatos, mas o que impressiona é a forma como é noticiado. Se o líder fosse o PT a notícia estaria em destaque na maior parte dos portais e jornais exaltando o caráter petralha deles. Mas no momento não há nenhuma citação nas páginas inicias de G1, R7, Uol, Folha, Estadão.

Partidos pequenos, com poucos candidatos estão bem colocados com o PP de Maluf, terceiro colocado na lista. Até o recém criado PSD de Kassab (infestado de dissidentes do DEM e PSDB) está na lista, na sétima posição.

Talvez, se formos bastante otimistas e acreditarmos em baboseiras, a lei do Ficha Limpa sirva para que os partidos façam uma prévia de seus candidatos. Não por alguma motivação nobre, mas para preservar o próprio nome.

Mas uma coisa é certa, essa estatística unida ao ranking de políticos cassados mostra uma linha interessante de corrupção. PMDB, PSDB, PP e DEM estão muito a frente (lembrem-se que o DEM é um partido em decadência que tem atualmente poucos candidatos), e curiosamente o recém criado PSD já tem cassado!



Essa é uma história que com certeza não acaba aqui, ainda há muito tempo de propaganda eleitoral e muita besteira ainda vai acontecer.

Vamos acompanhando...



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário