domingo, 7 de outubro de 2012

Eleição é o show cívico da democracia. E daí?

E ai, todo mundo cumprindo o dever cidadão de participar do show da democracia e depois ficar outros 2 anos na inatividade cívica até ser novamente convocado para um novo e maior espetáculo e assim sucessivamente?

Ou vamos começar a sair nas ruas? Fazer e apoiar greves e movimentos sociais? Lutar, e não só votar por uma situação mais digna?

Caso não estejam dispostos, a Veja, Globo, Folha e cia. continuarão a nos (des)informar e nos manter em nossos cercadinhos cotidianos de reclamar e trabalhar, reclamar e trabalhar... (O que pode ser lido como: sustentar e sustentar o que já está posto)

Esses são os meus votos de boa democracia a todos. Lembrando que Democracia, essa coisa bonita, foi criada em uma sociedade escravista (e não a escravidão negra e indígena do capitalismo, escravidão como modo de produção mesmo) em que a absurda maioria não contava e não pensava, dizia e decidia, apenas trabalhava.

Nesse período, a democracia era posta de lado sempre que não mais servisse aos interesses dominantes.

Muitos séculos se passarem e, hoje, no capitalismo a democracia voltou. E tal qual na antiguidade, a democracia hoje não é para todos, afinal as castas superiores decidem e às vezes nos convocam para referendarmos suas decisões para travestí-las de democracia.

Portanto vamos lá, votem. Mas não fiquem só nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário