30 de agosto de 2017

Exposição grátis apresenta heróis da DC nos traços de Ivan Reis



Esse texto foi originalmente postado no YadaYada! Acesse e, também, acompanhe o trabalho da Mell!
As histórias em quadrinhos costumam ser o primeiro contato de muitos de nós com o mundo dos Super-Heróis e a exposição A Era Heróica: O Universo DC Comics por Ivan Reis conta um pouco como um garoto de São Bernardo do Campo se apaixonou por desenhos, heróis e partiu ganhar a vida com seus traços.

Com mais 120 desenhos originais e 22 grandes painéis, podemos ver esboços até o desenho final a lápis e nanquim aprovado pelos editores que contam a trajetória de Ivan em seus trabalhos com a DC Comics.
Em 2003, Ivan assumiu os traços de Action Comics, a HQ de heróis que circula desde 1938. Seu grande reconhecimento veio com a série A Noite Mais Densa do Lanterna Verde e é possível conferir trabalhos inéditos como The Terrifics que será lançado em 2018 nos Estados Unidos.

No vasto acervo, com curadoria de Ivan Freitas da Costa, podemos ver além de capas e desenhos para as histórias, um pouco de como é o trabalho de um desenhista em uma grande editora. Em uma capa para a um número de Liga da Justiça são nada menos que sete esboços com datas diferentes até a aprovação do editor. É também possível ver as sugestões de Ivan aos editores sobre a roupa/armadura de Aquaman, mostrando o que poderia ser mais funcional, adequado e bonito.

O grande centro da exposição são as três grandes estátuas da trindade da DC: Mulher Maravilha com a armadura completa em escala 1/3; um raivoso Batman pisando na grande luminária do telhado da delegacia de Gotham que está toda quebrada e pichada pelo Coringa e um grandioso diorama de batalha em escala 1/6 do Superman contra Apocalypse.

Além de outros colecionáveis em escala 1/10 da Arlequina, Lobo, entre outros, também estão expostos produtos diversos em que o traço de Ivan Reis está presente: camisetas, cintos, carteiras, óculos, caixas de cereais matinais dos Estados Unidos.

Ah! E nos dias 2 e 9 de setembro, o próprio Ivan Reis estará por lá para autógrafos e palestras. Vá conferir!




0 Palpites: